Seguidores

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Cansaço

Sei que estou cansada quando o que me move até o fim do dia é a esperança de um cigarro e uma cerveja gelada. Nada mais. Nem mais um sonho, nem mais nada. Não gosto disso, principalmente quando é um cansaço inútil. Nada fiz de muito significativo, só vivi em função daquilo que não me pertence. A minha busca permanece à margem de mim. É certo que a minha autopiedade é algo que me domina quando estou só, mas já me acostumei a ela, com uma dependência quase patológica.Penso que poderia ter um nome mais moderno, um corpo mais bem feito, palavras mais rebuscadas. Penso que eu poderia ser qualquer coisa que não eu. Cansaço. Penso que é só cansaço.
Nos últimos dias minhas meninas se foram. O livro está concluído. É uma sensação estranha. Agora me sinto vazia. Restam apenas os detalhes finais, mas elas já não me pertencem mais. É alguma coisa parecida como se lançar no vazio, jogar minhas palavras, minhas histórias no mundo sem ter certeza de nada.Nunca terei certeza de nada definitivamente.


Mediocridade
A mediocridade me escolheu
Para levar uma vida
Cheia de inhas e zinhas
Não escalei grandes montanhas
Ao salvei espécies raras
Não inventei vacinas,
Nem teorias revolucionárias,
Muito menos fui autora
De obras inesquecíveis.
Minha existência resume-se num vazio.
Um vazio indescritível e familiar,
Que eu me acostumei por séculos.
O nada é a minha melhor obra.

2 comentários:

  1. Nao estou certa de que os que tem certezas estejam necessariamente menos cansados do que nos...sera que acreditam em suas proprias mentiras sinceras? Contudo eu diria que saber de seu cansaco, faz do meu um fardo menos pesado. Bom saber que nos revezamos na tarefa de carregar o mundo nas costas.

    ResponderExcluir
  2. O mundo anda pesado, mas encontrar um espacinho que seja nos minutos raros que sobram depois dos dias tediosos me faz sentir completa. O difícil é garimpar esses espaços...

    ResponderExcluir